Criar uma Loja Virtual Grátis




ONLINE
1





Partilhe esta Página


O QUE SÃO FESTUCAS?
O QUE SÃO FESTUCAS?

Gramínea perene, hibernal, com grande perfilhamento e folhas verde-escuras, adaptada a uma série de ambientes, a Festuca (Festuca arundinacea Schreb.) possui tolerância a secas, calor excessivo, solos úmidos, geadas e ataques de insetos. Possui crescimento no verão, eficiência no uso da água, compatibilidade com trevos e enraizamento profundo.

As variedades modernas de Festuca possuem alta qualidade nutricional ao animas, sendo indicada para as produções de Gado de Corte, Gado de Leite, Ovinos e a Equinos. Estudos realizados na Nova Zelândia apontam índices de 21,3% de Proteína Bruta e 76% de Digestibilidade, contra 19,7% e 74,1% do Azevém Perene. Mesmo sendo tolerante a seca, é sob climas com bons níveis de chuva e irrigação que a Festuca mostra todo seu potencial, além de se desenvolver melhor em solos médios e pesados. O Nitrogênio é um nutriente muito importante no manejo da Festuca, por esta razão que o consorcio com leguminosas pode trazer grandes benefícios para a pastagem.

Devido às suas características particulares como lento estabelecimento, quando comparado ao Azevém, sensibilidade a seca e altas temperaturas no estagio de plântula, além de ser uma má competidora, e necessitar de semeadura com pouca profundidade, a Festuca deve ser utilizada em sistemas de produção com bom planejamento e sob boas técnicas de implantação.

Tipos de Festucas

Gramínea destinada a pastagens perenes temperadas, ambos os tipos de Festucas pertencem a mesma espécie, mas geralmente não se cruzam entre si. Os cultivares tipo Continentais são os mais usados no mundo e os mais indicados para o Brasil. Já os tipo Mediterrâneos são mais indicados para locais que apresentam verões secos.

Continentais: Têm a capacidade de crescer em todas as estações do ano. Possuem em geral de folhas largas e habito de crescimento intermediário.

Mediterrâneas: Têm muito bom potencial de crescimento hibernal, mas devido a um mecanismo de proteção contra verões secos, entram em dormência e não crescem nesta estação. Possuem folhas finas e habito ereto.

É indispensável tomarmos alguns cuidados no momento do planejamento e implantação desta Forrageira:

  • Preparação antecipada da área: Fator indispensável, seja por meio de dessecações ou aração. Pense também nas culturas antecessoras.
  • Controle antecipado de invasoras: Especialmente Azevém, Aveia e grama paulista, que podem prejudicar a persistência da Festuca.
  • Realizar semeadura em linha: Proporciona a correta distribuição das sementes e posiciona os fertilizante próximos das plantas.
  • Profundidade de semeadura: Entre 0,5 a 1 cm é o ideal.
  • Escolha da cultivar mais adequada: Procure a cultivar mais adequado ao manejo da sua área e de suas necessidades.
  • Cuidado nas consorciações: Consorcie a festuca com leguminosas como trevo branco e cornichão ou até mesmo chicória forrageira. Nunca com outras gramíneas como azevém ou aveia.
  • Época de semeadura: Época preferencial entre Março e Abril, quando a temperatura do solo é ideal. Obtém-se 75% de germinação entre 10 e 15 dias nesta época, contra 20 a 30 dias em Maio.
  • Escolha do piquete: Escolha uma área fértil, ou realize a correção dos níveis de fertilidade de acordo com a analise de solo.
  • Qualidade e tratamento de sementes: Adquira sementes com bons índices de germinação e pureza. O tratamento das sementes pode gerar excelentes resultados.
  • Densidade de semeadura: Entre 15 e 20 kg sementes/ha.
  • Controle pós-emergência de invasoras: A Festuca é uma má competidora, o controle de plantas invasoras deve ser permanente.